sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Escola Municipal Maria da Glória Advíncula - Olinda PE


Anexo da Escola Pública Municipal Maria da Glória Advíncula - Olinda PE
Foto: Tenily Sales

No dia 26 de abril fomos a Escola Pública Municipal Maria da Glória Advíncula, do município de Olinda PE, parceria do Ponto de Cultura Coco de Umbigada conhecer os processos de ensino-aprendizagem  e as trocas de experiências entre o saberes oriundos das culturas populares e tradicionais e o saber sistematizado realizados entre a Escola e o Ponto através da Ação Griô, Cine-Escola, Agente  Escola Viva entre outras ações fomentadas através do Programa Cultura Viva/ MinC. 


A Coordenadora da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, Glauciane Maciel e Dani Bastos
Foto: Tenily Sales


A Coordenadora Pedagógica da  Escola Municipal Maria da Glória Advíncula. Glauciane Maciel já exerce o magistério há 20 anos e fala que a parceria com o Ponto de Cultura Coco de Umbigada trouxe mudanças na vida pessoal dela, pois ampliou suas formas de ver o mundo e isso foi fundamental no seu trabalho de educadora, que tem o papel de mostar aos alunos as várias faces do conhecimento.


Crianças da Escola Municipal Maria da Glória Advíncula
Foto: Tenily Sales



Neste dia as crianças estavam apresentando o resultado das atividades desenvolvidas a partir do tema Matriz Indígena - Dia do Índio.


O corpo docente da Escola Maria da Glória Advícunla e Dani Bastos
Foto: Tenily Sales

Foi emocionante ouvir o depoimento das professoras Joane, Miriam e Márcia ... conversamos sobre a desvalorização e falta de reconhecimento do papel social do professor, dos baixos salários pagos pelo  poder público à categoria. Nem mesmo as condições mínimas de trabalho são oferecidas, pois o material utilizado para confeccionar as fantasias que as crianças vestiram nesse dia foi comprado pelas próprias professoras... ou era assim ou não teria a atividade....
" Diante de tudo isso, o que ainda motiva?" - pergunto eu. "A esperança e o amor" - responde a Professora Joane.
Foi muito especial constatar que ainda tem pessoas que acreditam realmente na educação como uma ferramenta essencial para a transformação social.  


Dani Bastos


Nenhum comentário:

Postar um comentário